o que nem sempre é dito, mas deveria ser

A frase que mais ouvi no 11 de setembro de 2001 foi “parece um filme!” As pessoas recusavam-se a acreditar que era verdade e os fatos pareciam tão hollywoodianos que a frase soava como natural. Várias coisas aconteceram desde então. Os EUA invadiram o Afeganistão e o Iraque, milhares de pessoas foram mortas em nome do “eixo do bem” apenas por viverem no local onde foi determinado que seria o “eixo do mal”, a desconfiança cresceu, a economia saiu de seu eixo e ódios submersos emergiram para a luz do dia.

Passados dez anos, fica cada vez mais evidente que a história oficial tem muitos pontos obscuros. Aviões sem destroços, boeings comerciais negros, falhas inconcebíveis de segurança… Mas o que não recebeu a devida atenção foi que o 11 de setembro causou tal agitação que, por um breve momento, levantou um véu que cobria rancores insuspeitos.

Ouvi gente esclarecida dizer frases como “os americanos sempre foram prepotentes e agora estão recebendo o merecido castigo”. Também vi gente falar que os árabes são terroristas. Enfim, as pessoas puderam escolher alvos para dirigir seus desamores. O problema é que as pessoas passaram a confundir governos com pessoas e a odiar pessoas boas apenas porque a conduta de seus líderes é questionável.

Minha amiga americana Christine me perguntava por que o mundo parecia odiar tanto os americanos. Pessoa amorosa que é, ela não conseguia entender por que gente que ela nunca havia visto poderia ter rancor contra ela. O pior é que se sentia magoada com isso. Outros diziam o inverso, que o problema seriam os árabes.

O fato é que o mundo parece que nunca mais foi o mesmo. Agora as pessoas parecem sentir que suas aversões são justificadas. Não se dão conta de que é como um filme, apenas pretexto para histórias que se criam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: