o que nem sempre é dito, mas deveria ser

                Sempre ouvi celebridades reclamando de que o brasileiro é invejoso e, por isso, vive falando mal de quem vence por seus próprios méritos. É o que acontece no momento com a questão do enriquecimento de Antonio Palocci. Nenhuma menção a outros que enricam enquanto ocupam cargos públicos (e são muitos). Não há nada de errado em abrir uma empresa de serviços e enriquecer com o seu trabalho. As fofocas sobre Palocci (não são matérias jornalísticas os textos que estão saindo nos jornais) são absolutamente maldosas. Mas o episódio deveria ser aproveitado para um debate muito oportuno: que regras são necessárias ao lobby no Brasil?

O lobby é uma atividade presente em praticamente todos os países do mundo. Mas é nos Estados Unidos que ela começou a ser realizada às claras, no hall de entrada (lobby) do Congresso, e não em becos escuros ou cafés de reputação duvidosa. Os lobistas abordam os congressistas para conversar sobre assuntos que dizem respeito aos interesses de seus clientes – pode ser um projeto de lei, uma proposta orçamentária que envolva compras do governo ou mesmo sanções comerciais contra outros países… Assim, os lobistas de Washington afetam também a nossa vida, quando convencem os congressistas a tomar medidas para proteger os produtores locais de suco de laranja, por exemplo.

Nos EUA, considera-se que a prática de lobby é essencial para proteger a democracia uma vez que ela leva aos congressistas as demandas de diferentes setores da sociedade. Há um porém, que essa afirmação não dá conta: os interesses do grande capital conseguem assim maior visibilidade do que as demandas dos mais pobres. Por conta disso, aqui no Brasil lobby enquanto atividade é praticamente um palavrão.

Mas o fato é que lobistas sempre existiram e vão continuar existindo.Há muitos anos, fiz uma série de reportagens em Brasília e, naquela época, apenas uma lobista falava abertamente sobre o assunto. Aliás, ela achava que se devia regulamentar a profissão e instituir regras. Creio que é uma discussão que precisamos levar com seriedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: