o que nem sempre é dito, mas deveria ser

Simpatias para o ano que se inicia não faltam: pular sete ondas, comer lentilhas, usar roupa branca… São rituais que marcam a passagem de um ciclo a outro, os ritos de passagem. E por que uma virada no calendário é assim tão importante? Por as badaladas de um relógio num determinado horário fariam tanta diferença?

Pouca gente sabe, mas, na verdade, Jesus Cristo não nasceu no dia de Natal. Algumas pesquisas indicam que o nascimento dele foi em abril, outras em setembro. O fato é que a data exata é desconhecida. Séculos mais tarde, quando a igreja católica estava se consolidando, resolveu-se escolher o 25 de dezembro para marcar o acontecimento porque essa é a data do soltíscio de inverno no hemisfério Norte.

Em regiões mais afastadas do Equador, o dia fica muito longo no verão, e muito curto no inverno. Em Londres, por exemplo, amanhece às 4 da manhã e escurece às 10 da noite no verão; mas no inverno o sol aparece às 10 horas e se põe às 4 da tarde. Conforme o inverno vai chegando, o dia vai encurtando, com cada vez menos horas de sol. Porém, a partir do soltíscio, que marca o início do inverno, o dia vai ficando gradativamente mais longo.

O simbolismo do soltíscio é grande: significa o nascimento do sol, o fim das trevas e o início de um novo tempo. O calendário que usamos, cristão, colocou o nascimento de Jesus no soltísticio do inverno para ressaltar o significado do nascimento do sol, e da vida, junto com ele. Uma semana depois, o ano novo seria, então, o início de um novo ciclo.

Mas não adianta agir com esmero excepcional em uma data e ser relapso em todas as outras. Afinal, hoje, sempre, é o início do resto da sua vida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: