o que nem sempre é dito, mas deveria ser

Vejo pelo twitter um post falando que alguém deveria ser denunciado por racismo. Não gosto desse tipo de coisa porque me dá a sensação de uma caça às bruxas já que vivemos em uma sociedade preconceituosa mesmo, mas tive curiosidade e fui ver os posts da tal pessoa racista. Realmente, são colocações absurdas de preconceituosas. Só que acho que a questão do racismo no Brasil está muito mal colocada.

Na verdade, a questão do preconceito está mais dirigida a pobres do que a negros, na minha percepção. Como a maior parte dos pobres no Brasil são negros, os negros pobres são duplamente discriminados, enquanto os negros ricos não são incomodados. Alguém já viu o Pelé ser xingado?

De onde vem esse preconceito contra os pobres? Não é da pobreza em si. Se formos conversar com os mais preconceituosos, eles dirão que eles mesmos são pobres (mas não miseráveis). A verdadeira base desse preconceito está na questão de se manter um determinado status quo de privilégios. Os mais preconceituosos não se incomodam em ter um negro ao seu lado em espaços públicos, como o cinema ou o metrô.

O que os incomoda é quando esse negro quer ter acesso à cidadania, que certas pessoas consideram como seu direito exclusivo e divino. Para justificar esses privilégios, inventam razões – como estudo, educação, esforço pessoal… – e muitos chegam até a acreditar em suas próprias invenções.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: