o que nem sempre é dito, mas deveria ser

Ontem brincava com amigas no Twitter que seríamos queimadas ou apedrejadas por causa do xiísmo eleitoral. A Reginna dizia que se sentia nos tempos da Inquisição uma vez que temas religiosos hoje ditam a pauta das eleições e, por isso, temia ser queimada em uma fogueira como bruxa. Eu argumentei que o cenário está mais para apedrejamento uma vez que a situação estava mais parecendo fundamentalismo islâmico, totalmente dogmático… Mas toda brincadeira tem um fundo de verdade. Há uma verdadeira caça às bruxas por aí. E não é só nas eleições.

Vivemos em um país onde a pessoa que expressa uma opinião diferente do senso comum se expõe ao escárnio, um apedrejamento moral. Recentemente, virou moda recorrer a tribunais quando se encontra uma manifestação que desagrada usando de argumentos como “defesa da honra”, “combate ao racismo” ou coisa que o valha. Não defendo ofensas nem racismo, mas esse tipo de argumento pode ser manipulado para se enquadrar em praticamente qualquer situação, como frequentemente acontece. O resultado é uma ausência total de diálogo e uma caça às bruxas generalizada.

Tenho visto pessoas que considero inteligentes e bem informadas repetirem seguidamente os mesmos argumentos, em voz cada vez mais alterada, como se não houvesse outros pontos de vista possíveis. Depois de um tempo, deixam de repetir os argumentos e encerram a conversa com um pretexto qualquer, quando não recorrem à ofensa pura e simples. Não dialogam. Há apenas uma via de conversa porque não ouvem o outro lado. O mais preocupante é que a falta de diálogo é ambiente propício para regimes totalitários, ditatoriais, onde a cidadania é letra morta. E é justamente isso que está acontecendo no “debate” eleitoral, que mais parece embate.

Acho que é preciso muito tempo para que uma sociedade autoritária como a nossa (que sempre foi assim desde os tempos da colônia) possa aprender a dialogar e se tornar verdadeiramente democrática. Mas, infelizmente, constato que não estamos caminhando nessa direção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: